A diretora do CBMA, Mariana Souza; o des. César Cury; o pres. do TJRJ, des. Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho e a juíza Kathleen Roberts. |
Tópico 0337
"O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro está de parabéns pelo incentivo à mediação como forma de solução de conflitos". A afirmação é da juíza e mediadora americana Kathleen A. Roberts, especialista em mediação empresarial e comercial. Roberts esteve no TJRJ para apresentar o painel “Aspectos da mediação empresarial nos Estados Unidos”, no qual falou sobre a própria experiência na mediação e das vantagens de se promover acordos.
Segundo a magistrada, a mediação foi reconhecida por apresentar melhores resoluções do que se obteria numa corte, além de reduzir custos. Apesar disso, Kathleen Roberts disse que a mediação ainda sofre alguma resistência, principalmente por parte de advogados e tribunais. A juíza explicou ainda que os Estados Unidos foram pioneiros na prática, e que atualmente a mediação já faz parte do meio jurídico em todo o território americano.
O encontro foi promovido pelo desembargador César Cury, presidente do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NUPEMEC), e pela diretora do Centro de Ciências Sociais da Universidade Estácio de Sá, Solange Moura, que compuseram a mesa de abertura da palestra juntos com o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, e a diretora do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Mariana Souza.
O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, destacou a mediação como prioridade no tribunal, seguindo o novo Código de Processo Civil (CPC). Para o magistrado, a mediação não é somente mais uma alternativa, mas melhor alternativa para a resolução de conflitos. O presidente pontuou que os acordos através de mediadores também têm um viés positivo, ao tirar do Poder Judiciário toda e qualquer necessidade de decisão na ação entre as partes envolvidas.
Juiza e mediadora americana Kathleen A. Roberts |
Leia também;
Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais
Manual de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça
Lei da Mediação é sancionada pela presidenta Dilma Rousseff
Código de Ética de Conciliadores e Mediadores Judiciais
Manual de Mediação Judicial do Conselho Nacional de Justiça
Lei da Mediação é sancionada pela presidenta Dilma Rousseff
Fonte: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.
Tópico elaborado e publicado pelo Mediador/Conciliador Marcelo Gil.
Tópico elaborado e publicado pelo Mediador/Conciliador Marcelo Gil.
***********************************************************************************************************************
Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.
Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 / E-mail : conciliador.marcelo.gil@r7.com
Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Conciliador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i
No GOOGLE procure por Conciliador/Mediador Marcelo Gil.
Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
***********************************************************************************************************************
Link desta postagem ;
***********************************************************************************************************************
Conheça todos os tópicos publicados, acesse:
ResponderExcluirwww.arbitragem9307.blogspot.com
Cadastre seu e-mail abaixo e receba as publicações atualizadas.