Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2016

São Paulo chega a 159 Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania


Imagem ilustrativa

Tópico 0428

No último dia 18, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inaugurou em Artur Nogueira, Guaratinguetá, Barra Bonita e Nova Odessa seus mais novos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejuscs). Com as instalações, o estado chegou a 159 unidades em operação.

No fórum de Arthur Nogueira, a solenidade contou com a presença do desembargador Álvaro Augusto dos Passos, integrante do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec). “O Cejusc é importante porque não há uma decisão imposta, mas, sim, uma decisão dialogada entre as partes. Em tudo que é imposto, a pessoa cumpre obrigada e não é isso que queremos. Queremos que a pessoa haja voluntariamente, convencida de que aquilo é bom e não porque sofrerá uma sanção. O poder está no acordo, está nesta forma de solução de conflito”, observou.

Em Guaratinguetá, o evento ocorreu nas dependências do Cejusc e contou com a participação do desembargador Paulo Sergio Brant de Carvalho Galizia, coordenador da 48ª Circunscrição Judiciária (Guaratinguetá). Ele falou sobre mediação e conciliação e enfatizou que as técnicas de abordagem permitem estabelecer um diálogo entre as partes para que cheguem a acordos.


Índice de acordos

Já em Barra Bonita, a cerimônia de instalação que aconteceu no fórum local. “Todos da Justiça somos criados pela arte de litigar. Agora, antes de resolver o processo, temos que resolver o litígio. Uma das maiores dores é o processo que envolve família, e, nos Cejuscs, o índice de acordos supera a 95%; daí a felicidade em se instalar o Cejusc de Barra Bonita e a certeza que o povo da região será bem servido por todos envolvidos nessa causa", afirmou o desembargador José Carlos Ferreira Alves, integrante do Nupemec.

O Nupemec foi representado pela desembargadora Ligia Cristina de Araújo Bisogni em Nova Odessa. “Alcançar uma solução faz bem para todos. Não basta sugerir a aproximação das partes, há que se trabalhar para que a solução aconteça”, afirmou a magistrada, durante a inauguração.






***********************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Capacitado para estimular a autocomposição de litígios nos contextos de atuação da Defensoria Pública, pela Escola Nacional de Conciliação e Mediação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 / E-mail : conciliador.marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Conciliador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Conciliador/Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
***********************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
***********************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir