Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de março de 2018

Rio de Janeiro avalia a aplicação de novas tecnologias na solução de conflitos

Foto do Congresso Internacional de Inovação e Mediação. Divulgação: CNJ

Tópico 0634

As novas tecnologias e suas consequências em relação às projeções nas relações de trabalho, na resolução de conflitos online e as experiências da mediação nas áreas da saúde e financeira foram os temas abordados na tarde desta quarta-feira, dia 7, no primeiro dia do Congresso Internacional sobre Inovação e Mediação, que faz parte do VI Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec), realizado na Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj).

A futurista e executiva de Negócios Digitais Ligia Zotini Mazuerkiewicz abriu a programação da tarde com a palestra “Um dia em 2037 – O Futuro do trabalho e das Relações”, abordando a vida de Jéssica, personagem fictício, e sua relação no ambiente de trabalho no futuro com as novas tecnologias. O desembargador José Carlos Ferreira Alves, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, atuou como moderador, e Viviane O’Connor, membro do International Technology Law Association (ITECHLAW), como debatedora.

Abordando o tema “Resolução de Disputas Online: Perspectiva Internacional”, o vice-presidente de Online Dispute Resolution, da empresa de tecnologia americana Tyler Technologies, Colin Rule, apresentou as diversas formas de utilização do sistema Modria, uma das plataformas mais destacadas no mundo utilizadas na solução de conflitos online.

A adoção de métodos alternativos para solução de conflitos tem se mostrado um caminho sem volta em todo o mundo”, destacou. Como moderador, atuou o juiz Alexandre Lopes de Abreu, juiz coordenador do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, enquanto Carlos Butori, da Tyler Technologies, atuou como debatedor.

No painel abordando os temas “Inovação e solução de Conflitos por Comitê de Resolução de Disputas” e “Conflitos na arbitragem internacional em relação ao Brasil: applicable law, legal reasoning e precedent”, o britânico Murray Armes, árbitro, mediador e especialista em Dispute Boards (comitês de Resolução de disputa) , explicou sobre seu funcionamento.

Nesse método de solução de conflitos, os membros dos comitês atuam durante a execução dos contratos, gerenciando e prevenindo as possíveis divergências e conflitos que possam surgir a partir de um desgaste nas relações.

Em seguida, Marcio Guimarães, professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, relacionou as situações onde o Dispute Boards devem atuar na vida das companhias no Direito Societário, nos casos de fechamento de capital; fusão, cisão e incorporação; operações de vulto e estratégicas, citando como exemplo, a decisão da Petrobras de vender a refinaria Pasadena, nos Estados Unidos; e nos conflitos envolvendo acionistas que coloquem em risco a própria sobrevivência da empresa.

No painel, o diretor de Dispute Boards do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragrem, Augusto Barros de Figueiredo, atuou como moderador.Encerrando a programação do primeiro dia do congresso, Eduardo Gil, diretor jurídico da Amil; Gisele Wainstok, consultora externa da Unimed-Rio; e Tiago Correa, superintendente do Itaú, participaram do painel “Conflitos: Prevenção, Gestão e Solução – Centros Compartilhados de Mediação nas Áreas da Saúde e Financeira”, apresentando as soluções empregadas pelas empresas na busca da resolução de conflitos com seus clientes.

Atuando com moderador do painel, o presidente do Fonamec, desembargador Cesar Cury, aproveitou para agradecer a participação de todos os palestrantes, ressaltando a qualidade dos debates.“Faço questão de registrar a relevância dos temas e dos debates. Não é toda hora que temos exposições tão pertinentes e atualizadas como as que tivemos a oportunidade de assistir hoje, no primeiro dia do Fonamec”, disse.


************************************************************************************************************************

Na foto, Marcelo Gil com o Ilustre
Ministro Herman Benjamin, e o saudoso profº
Vladimir Garcia Magalhães


Marcelo Gil é Instrutor de Mediação Judicial certificado pelo Conselho Nacional de Justiça - CNJ, capacitado pela Escola Paulista da Magistratura - EPM; Inscrito no cadastro de Instrutores da Justiça Consensual Brasileira (CIJUC); Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos; Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ; Capacitado para estimular a autocomposição de litígios nos contextos de atuação da Defensoria Pública, pela Escola Nacional de Conciliação e Mediação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ; Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Inscrito no Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça; Atuante na condução de mais de 960 audiências/sessões de conciliação/mediação; Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente; Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região; Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula; Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente"; Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI; Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo; Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Mediador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
************************************************************************************************************************

Celebrando a condução de  mais de 900 audiências (catalogadas) de conciliação e mediação judicial.

************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir