Powered By Blogger

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Coordenadoria de Apoio aos Servidores do Tribunal de Justiça de São Paulo realizou palestra "sobre os sinais corporais da mentira"


Imagem meramente ilustrativa

Tópico 0562

A Coordenadoria de Apoio aos Servidores (CAPS) promoveu hoje (22), em parceria com a Escola Judicial dos Servidores (EJUS), a palestra Sinais Corporais da Mentira – Como o Corpo Mente, com o especialista em linguagem não verbal Paulo Sérgio de Camargo. O evento foi transmitido, via sistema de ensino a distância, para outros 1.099 participantes no interior do Estado.

Juiz assessor da Presidência, Sylvio Ribeiro de Souza Neto fez a abertura da palestra e a apresentação do convidado. “Paulo Sérgio de Camargo está de volta para falar desse tema fascinante. Quero parabenizar mais essa iniciativa de capacitação e valorização dos servidores, em termos de saúde física e mental”.

Paulo Sérgio explicou que as pessoas mentem o tempo inteiro e que a mentira não é inerente apenas ao ser humano, está nos animais, que mentem para sobreviver. “Mentir nem sempre é algo negativo. Todos nós escutamos cerca de 210 mentiras em um só dia. Os principais motivos são prazer, adrenalina, medo de punição, ganhar prestígio, manipular informações, evitar constrangimento, causar danos e, principalmente, por instinto”, disse.

Segundo ele, existem manifestações corporais que denunciam a mentira. “Quando o indivíduo mente, o cérebro se confunde e manda mensagens contraditórias para todo o corpo, o que gera uma série de movimentos como dilatação da pupila, suor, rubor nas faces, aumento das piscadelas, contrações, tiques e constantes modificações posturais”.

O especialista também elencou algumas técnicas para pegar um mentiroso: fazer perguntas inesperadas; observar se ele fornece apenas respostas curtas ou monossilábicas; se detalha a história para ganhar credibilidade; se faz bloqueio visual enquanto fala; além de prestar atenção a alguns sinais de desconforto, como tocar o pescoço enquanto fala, o nariz e a orelha.


Acompanhe 



Acompanhe o Projeto de Lei 616 / 2016 na Assembleia Legislativa de São Paulo que institui o Dia dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais no Calendário Oficial do Estado, acesse;




************************************************************************************************************************

Na foto, o mediador Marcelo Gil na 19º Feira
Internacional de Educação: Educar Educador


Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Capacitado para estimular a autocomposição de litígios nos contextos de atuação da Defensoria Pública, pela Escola Nacional de Conciliação e Mediação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Formador de Mediadores Judiciais para a Justiça Estadual, capacitado pela Escola Paulista da Magistratura - EPM. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 / E-mail : conciliador.marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Conciliador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Conciliador/Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir