segunda-feira, 8 de maio de 2017

Escola Paulista da Magistratura e Nupemec do TJSP realizaram em Assis curso de formação de instrutores da oficina de parentalidade


Imagem meramente ilustrativa

Tópico 0582

No final do mês de abril, foi realizado no Fórum de Assis o Curso de formação de instrutores da Oficina de Parentalidade e Divórcio, promovido pela Escola Paulista da Magistratura (EPM) e pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJSP (Nupemec).

As aulas foram ministradas pela juíza Vanessa Alfiero da Rocha, coordenadora do curso, pela psicóloga judiciária Cristina Palason Moreira Cotrim e pela psicóloga e mediadora familiar Fabiana Cristina Aidar da Silva.

O curso teve 130 inscritos, entre magistrados, psicólogos, assistentes Sociais, funcionários do TJSP, procuradores, conciliadores, mediadores, advogados e pedagogos. A juíza Mônica Tucunduva Spera Manfio, diretora do Fórum de Assis, foi uma das alunas, juntamente com juízes de comarcas da região.

A programação apresenta uma visão geral do conceito da Oficina de Parentalidade, inspiração, metodologia, objetivos e recursos utilizados nas oficinas de pais, crianças e adolescentes e seus resultados práticos, forma de recrutamento e formação dos grupos, além de conceitos e formas de alienação parental, comunicação não violenta e empatia. Os participantes farão ainda um estágio em cinco oficinas e serão inscritos no Cadastro Nacional do CNJ.

Na abertura dos trabalhos, Vanessa Alfiero explicou que o objetivo do curso é formar pessoas para viabilizar a realização de oficinas de modo permanente nos Estados. “Vamos abordar a Oficina de Parentalidade como importante instrumento para a propagação da cultura de paz, com o intuito de mostrar que não é apenas mais uma metodologia, mas uma tecnologia”, declarou.


Oficina de Parentalidade

A Oficina da Parentalidade, também chamada Oficina de Pais e Filhos, teve início na comarca de São Vicente, em São Paulo, e foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Recomendação nº 50/2014 como política pública na resolução e prevenção de conflitos familiares. Foi recepcionada como método adequado de solução de conflitos pelo (Nupemec e inserida nas práticas dos Cejuscs, por meio do Provimento CSM 2327/2016.

O trabalho visa a harmonização e a estabilização das relações familiares, e tem, entre seus objetivos principais, instrumentalizar as famílias que enfrentam conflitos relacionados à parentalidade dissociada da conjugalidade, para benefício de todos os seus integrantes; empoderar os pais para que eles possam protagonizar a solução de seus próprios conflitos, sem a necessidade de intervenção constante do Judiciário; prevenir a alienação parental; buscar uma comunicação aberta e construtiva entre os pais e entre estes e os filhos; fornecer aos pais informações úteis acerca das questões jurídicas em que estão envolvidos; transmitir confiança aos pais em relação ao Judiciário; proporcionar aos filhos um ambiente seguro para a expressão das emoções e transmitir-lhes estratégias para superarem as dificuldades inerentes a esta fase de transição familiar.

Em Assis, a Oficina de Pais e Filhos funciona desde abril de 2014, sob a coordenação da juíza Mônica Tucunduva. Conforme salientado por ela, a Oficina “tem apresentado resultado maravilhoso e extremamente satisfatório às famílias participantes e colaboradores”.




Acompanhe 



Acompanhe o Projeto de Lei 616 / 2016 na Assembleia Legislativa de São Paulo que institui o Dia dos Conciliadores e Mediadores Judiciais e Extrajudiciais no Calendário Oficial do Estado, acesse;


Fonte: Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Tópico elaborado e publicado pelo Mediador/Conciliador Marcelo Gil.


************************************************************************************************************************

Na foto, Marcelo Gil ministrando curso de Mediação Judicial.


Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Capacitado para estimular a autocomposição de litígios nos contextos de atuação da Defensoria Pública, pela Escola Nacional de Conciliação e Mediação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Formador de Mediadores Judiciais para a Justiça Estadual, capacitado pela Escola Paulista da Magistratura - EPM. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 / E-mail : mediador.marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Mediador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Conciliador/Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir