quarta-feira, 20 de abril de 2016

IV edição de A Era do Diálogo foi realizado no Hotel Renaissance em São Paulo


Imagem ilustrativa

Tópico 0440

Realizado pela Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (Abrarec) e organizado pelo Grupo Padrão, a IV edição de A Era do Diálogo, foi empreendido no Hotel Renaissance, em São Paulo, onde se discutiu as relações de consumo com uma assertiva: “chega de lítigio, é hora de dar asas ao diálogo”.

O painel de abertura, teve com o tema “Os custos ocultos do litígio – por que a judicialização das relações de consumo não é um bom negócio”, com mediação do presidente do Grupo Padrão e publisher da Revista Consumidor Moderno, Roberto Meir, a secretária nacional do Consumidor (Ministério da Justiça), Juliana Pereira da Silva, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, o desembargador do TJRS Carlos Eduardo Richinitti e o diretor Jurídico da SKY Brasil Serviços Ltda., Alexandre Martinez falaram sobre o cenário das relações de consumo, a necessidade de um relacionamento mais justo entre empresas e consumidores já que a transparência, a informação e as consequências que o uso de um produto ou serviço trazem afetam cada vez mais pessoas e obrigam a melhoria dos serviços e produtos oferecidos.

Durante o painel, também falaram sobre a desnecessidade de se ajuizar ação quando as questões podem e devem ser resolvidas via diálogo. “Além dos recursos empregados, o custo é muito alto”, argumentou o presidente Paulo Dimas, que falou, ainda, sobre os Centros de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), o programa “Empresa Amiga da Justiça” e passou, aos participantes, dados relevantes como:


- Em 5 anos (2011 a 2015) 1.267.749 ações de consumo deram entrada no Judiciário de São Paulo;

- 40% dessas ações tramitam nos Juizados Especiais;

- Principais assuntos: indenização por dano moral e revisão de contrato;

- Principais demandantes: 83% pessoa física e 2% pequenas empresas;

- Principais demandados: 41% instituições financeiras e 17% serviços;

- Em cerca de 50% das ações o valor da causa é de R$ 10 mil e em 36% delas de R$ 10 a R$ 50 mil;

- Aproximadamente 160 mil ações têm o valor da causa abaixo de R$ 500,00.


A Era do Diálogo reuniu agências reguladoras, órgãos de defesa do consumidor, empresas e consumidores para discutir o Custo Brasil de Litígio nas relações de consumo e o prejuízo para o Poder Judiciário e para setor privado. Temas como litigância de má fé ou consumidor profissional, movimento que cresce significativamente, motivações que levam o consumidor ao litígio, além das medidas adotadas pelas empresas para minimizarem o litígio junto aos consumidores, juntaram-se a novas ideias para a resolução das demandas sem a necessidade do processo judicial.


Principais temas debatidos

Os custos ocultos do litígio – por que a judicialização das relações de consumo não é um bom negócio; Uma experiência pioneira na resolução de conflitos. Por que o consumidor.gov.br funciona e o que as empresas podem aprender com ele; Especial Bancos: melhores práticas para a redução de litígios com os consumidores nos bancos; A atuação dos Procons como esteio para a redução de conflitos no Brasil; Entendendo as motivações que levam o consumidor ao litígio; Empoderamento do consumidor global – reflexos de novos padrões de comportamento, atitudes e valores na sociedade de consumo brasileira; Desafios e perspectivas para a redução da judicialização no Brasil; Millennials: quem são, o que pensam e como se relacionar com uma geração que quer tudo em tempo real; As Empresas Mais Legais do País – os critérios e as melhores práticas que as empresas devem adotar para resolver conflitos usando o diálogo.


Programação completa em: www.aeradodialogo.com.br


Vale ressaltar: “A Era do Diálogo” é uma iniciativa que reúne há quatro anos representantes das principais empresas do País, órgãos de defesa do consumidor, agências reguladoras, autoridades e especialistas em direito do consumidor para apresentar soluções, ideias e ações capazes de melhorar a qualidade dos serviços prestados ao consumidor no Brasil. É realizada pelo Grupo Padrão com o apoio da ABRAREC – Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente, Senacon – Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Fórum Nacional dos Procons, Procon SP, ABO – Associação Brasileira dos Ouvidores, Idec – Instituto de Defesa do Consumidor, Inmetro, entre outros.






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Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Capacitado para estimular a autocomposição de litígios nos contextos de atuação da Defensoria Pública, pela Escola Nacional de Conciliação e Mediação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 / E-mail : conciliador.marcelo.gil@r7.com

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