quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Banco Bradesco quer conciliar mais de 15 mil processos na Semana Nacional da Conciliação


Imagem meramente ilustrativa

Tópico 0218

O Bradesco indicará aos tribunais de Justiça dos estados mais de 15 mil processos para serem discutidos durante a nona edição da Semana Nacional da Conciliação, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em parceria com as cortes estaduais, trabalhistas e federais, entre os dias 24 e 28 de novembro. A Semana Nacional da Conciliação possibilita a resolução de conflitos por meio de um acordo amigável entre as partes mas, sobretudo, com o objetivo de consolidar uma cultura de conciliação no País.

A expectativa do Banco Bradesco é conseguir resolver por meio da conciliação, até o final do ano, cerca de 18,5 mil processos nos quais a instituição é ré ou autora. O banco promove as tentativas de conciliação na Justiça desde 2010, quando conciliou 4,6 mil processos, contabilizados durante a Semana Nacional da Conciliação daquele ano (2,3 mil) e em audiências avulsas (2,2 mil).

Desde então, o Bradesco já conciliou em 45 mil ações, sendo 30,2 mil fora da Semana Nacional da Conciliação e 15 mil durante as quatro semanas ocorridas nos anos de 2010, 2011, 2012 e 2013. No ano passado, durante a VIII edição da Semana Nacional, o Bradesco finalizou 2,5 mil processos judiciais. Durante o ano, foram 6,7 mil casos conciliados, fora do mutirão.

"Termos essa prática dentro e fora das Semanas significa que estamos adquirindo a cultura da pacificação de maneira natural. Nos últimos anos, empresas e Justiça estão tomando a frente do movimento da conciliação e não esperam a Semana Nacional acontecer para propor soluções não judiciais para os conflitos”, afirmou o coordenador do Comitê Gestor da Conciliação no CNJ, conselheiro Emmanoel Campelo.

A Semana Nacional da Conciliação, que ocorre anualmente em todos os tribunais do País, foi criada para ajudar a reduzir o estoque de processos na Justiça brasileira, servindo de exemplo para os tribunais investirem na prática durante todo o ano. Desde 2006, quando foi criada a Semana, foram realizadas mais de 2 milhões de audiências de conciliação, atingindo cerca de R$ 6 bilhões em valores homologados, somente ao longo das oito semanas.

Outras instituições bancárias também participarão da Semana Nacional, entre elas a Caixa Econômica Federal, que deve disponibilizar para conciliação mais de 30 mil processos nos quais figura como parte, e o Santander, que levará 5 mil.

Além dos tribunais, entidades representativas de classe, empresas públicas, empresas privadas e órgãos públicos já fizeram parcerias com o Judiciário a fim de encerrar milhares de processos. Magistrados da ativa, servidores, juízes e desembargadores aposentados e conciliadores voluntários dos ramos Estadual, Federal e do Trabalho participam do esforço do Judiciário.

Vale lembrar que quem tem processos na Justiça e deseja solucionar o conflito por meio de acordo entre as partes deve entrar em contato com os tribunais. Se não for possível incluir o caso na campanha, o processo poderá ser trabalhado de maneira consensual ao longo do ano, nos programas regulares de conciliação dos tribunais.





Fonte: Conselho Nacional de Justiça.


Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010 do CNJ.

ESPECIAL: Direitos dos pacientes com câncer.


***********************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São PauloPós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região e no Conselho Regional de Administração de São Paulo. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP. Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 / E-mail : conciliador.marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Conciliador/Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)


***********************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
***********************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    ResponderExcluir