terça-feira, 21 de novembro de 2017

Santa Catarina tem mais de dez mil processos para Semana Nacional de Conciliação

Imagem meramente ilustrativa. Divulgação: CNJ

Tópico 0620

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina realizará, entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a 12ª Semana Nacional da Conciliação. O evento, já tradicional no calendário do Judiciário catarinense, tem crescido ano após ano, sempre com foco na divulgação da cultura da conciliação.

A previsão é que, em todo o Estado, mais de 10 mil processos entrem nas tratativas de acordo. Na Capital, por meio dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos (Cejuscs), cerca de 4 mil processos judiciais entrarão na pauta da conciliação. No Núcleo de Conciliação de 2ºGrau, a intenção é ultrapassar o número registrado no ano passado para atingir mais de 300 processos.

Para a desembargadora Janice Goulart Garcia Ubialli, subcoordenadora do Sistema de Juizados Especiais, esta é a prova de que cada vez mais a conciliação tem sido vista como o melhor meio para resolver muitas demandas. Segundo a magistrada, 64 comarcas fizeram inscrição para participar da Semana. Cada uma delas, acrescenta, pautará no mínimo 100 processos. Com isso, cerca de 6,4 mil processos entrarão nas negociações de acordo nas comarcas em todo o território catarinense.

Enquanto nas comarcas o foco será exclusivamente as audiências, na capital catarinense haverá uma série de atividades artísticas e culturais como forma de engajar o público e divulgar a cultura da conciliação. Com esse objetivo, TJ e Prefeitura Municipal de Florianópolis selecionaram uma série de parceiros, que trarão para o Largo da Alfândega serviços relacionados à saúde, educação e assistência social, entre outros prestados, boa parte deles prestados pelas secretarias municipais. Também estarão presentes entidades como o Procon, Pró-Cidadão e OAB/SC, assim como empresas bancárias e de telefonia.

Além de atividades para o público realizadas no centro de Florianópolis, ocorrerão no Fórum Central da Capital audiências de conciliação pré-processuais sobre dívidas relacionadas a empresas como Celesc e Casan. A desembargadora Janice Ubialli enfatiza a importância de um evento desse porte como forma de chamar a atenção do público para a conciliação.

"O juiz pode encontrar o fim do processo, mas o fim do conflito, se não for encontrado pelas partes, pode persistir. O que se busca com a conciliação é exatamente isto, o fim do conflito, e é muito melhor quando ele é encontrado pelas partes, mediante um acordo, uma conversa", ressalta a magistrada. A Semana Nacional da Conciliação é um evento anual instituído pelo Conselho Nacional de Justiça e que envolve todos os tribunais estaduais, federais e do trabalho de todo o país. No ano passado, apenas o TJSC realizou cerca de 2,1 mil acordos, com registro de movimentação superior a R$ 23 milhões.


VÍDEO


Créditos do vídeo ao Conselho Nacional de Justiça.



************************************************************************************************************************

Na foto, o instrutor Marcelo Gil entregando certificado
para seu aluno empenhado e dedicado, em 21.11.2017,
em São Paulo.


Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos; Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ; Capacitado para estimular a autocomposição de litígios nos contextos de atuação da Defensoria Pública, pela Escola Nacional de Conciliação e Mediação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ; Formador de Mediadores Judiciais para a Justiça Estadual, capacitado pela Escola Paulista da Magistratura - EPM; Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Inscrito no Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça; Atuante na condução de mais de 900 audiências/sessões de conciliação/mediação, (catalogadas). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente; Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região; Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula; Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente"; Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI; Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo; Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Mediador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
************************************************************************************************************************

Celebrando a condução de 900 audiências (catalogadas) de conciliação e mediação judicial.

************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir