domingo, 26 de novembro de 2017

Curso do Enfam inova na metodologia para melhorar a formação de conciliadores

Imagem meramente ilustrativa

Tópico 0623

Os magistrados e servidores, que concluíram um curso na sexta-feira (24/11) pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), em Brasília, experimentaram nova maneira de formar mediadores e conciliadores.

Uma metodologia de aprendizagem alinhada com as tendências atuais da pedagogia, já adotada pela Enfam na formação de juízes, foi usada pela primeira vez na capacitação de magistrados e servidores que vão formar mediadores e conciliadores.

Iniciado na última quarta-feira (22/11), o curso oferecido pela Enfam substituiu o ensino tradicional por dinâmicas de grupo e outras atividades interativas. Em lugar de submeter um grupo de pessoas a se sentar diante de um professor que falará durante horas, a organização do curso dividiu os 46 alunos e os fez trabalhar em conjunto, cooperar em busca de soluções e até sugerir os temas abordados pela equipe de instrutores responsáveis pela condução das atividades.

Perguntamos aos alunos o que eles consideravam importante saber para formar os professores que no futuro capacitarão conciliadores. Um dos alunos disse que saber ouvir as demandas das partes em conflito era importante. Foi a deixa que precisávamos para introduzir o conceito de ‘escuta ativa’ na aula”, disse o professor e juiz Roberto Bacellar.


Didática

Segundo a instrutora do curso e especialista em pedagogia Maria Eveline Pinheiro, o curso se baseou no ensino por competências, uma versão mais moderna da didática. “Nós ensinamos os nossos alunos a ensinar. Não é apenas o conteúdo formal-conceitual. Nos interessa o saber fazer, o que está além do aprendizado por meio do discurso, da aula expositiva”, disse.

As estratégias de ensino foram compiladas no curso de Formação de Formadores (Fofo), criado originalmente para a capacitação inicial de jovens juízes e para ações de educação continuada dos magistrados.


Ensinar a ensinar

Indicados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), os 46 alunos do curso vieram de diferentes partes do país. São magistrados e servidores que voltarão para seus tribunais habilitados a capacitar os homens e mulheres que formarão, no futuro, mediadores e conciliadores. Segundo a instrutora do curso e juíza federal Taís Schilling, os alunos formados poderão replicar o que aprenderam em cursos que seus alunos ministrarão, nos seus respectivos estados, sobretudo as formas de ensinar.

Nossas atividades fomentam a autonomia dos conciliadores para resolver problemas reais, em contextos complexos. O foco é desenvolver saberes para resolver conflitos que acontecerão lá na ponta, em situações reais de mediação e conciliação”, disse a magistrada.

Uma das alunas do curso foi a conselheira do CNJ, Daldice Santana, que também foi responsável por selecionar os integrantes da turma. “A demanda foi imensa. Recebemos muitos pedidos de inscrição que infelizmente não fomos capazes de atender. Selecionamos os candidatos conforme a experiência deles enquanto docentes, pois é uma área que depende muito da vivência da pessoa. Novos cursos de formação serão necessários”, disse a conselheira.


Campanha

Desde 2006, o CNJ realiza a Semana Nacional de Conciliação. Durante cinco dias, partes em conflito são chamadas pela Justiça para tentar um acordo que resolva o problema. Entre 21 e 25 de novembro do ano passado, 130 mil acordos foram firmados nos 51 tribunais que participaram da mobilização nacional. A semana este ano começa na próxima segunda-feira 27/11.



************************************************************************************************************************

Na foto, Marcelo Gil e esposa na Feira Internacional
de Educação Educar Educador



Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos; Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ; Capacitado para estimular a autocomposição de litígios nos contextos de atuação da Defensoria Pública, pela Escola Nacional de Conciliação e Mediação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ; Formador de Mediadores Judiciais para a Justiça Estadual, capacitado pela Escola Paulista da Magistratura - EPM; Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo; Inscrito no Cadastro Nacional de Mediadores Judiciais e Conciliadores do Conselho Nacional de Justiça; Atuante na condução de mais de 900 audiências/sessões de conciliação/mediação, (catalogadas). Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente; Inscrito no Conselho Regional de Administração de São Paulo e no Conselho Regional de Química da IV Região; Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula; Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente"; Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI; Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo; Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Mediador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)
************************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
************************************************************************************************************************

Celebrando a condução de 900 audiências (catalogadas) de conciliação e mediação judicial.

************************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    Cadastre seu e-mail abaixo e receba as novas publicações.

    ResponderExcluir