quinta-feira, 12 de março de 2015

Campanha da Presidência do TJSP estimula o consumo consciente de energia elétrica


Imagem meramente ilustrativa

Tópico 0272

Com o baixo índice de chuvas no início do ano, o volume de água que chegou às represas hidrelétricas do País ficou aquém da média histórica. Em 2001/2002, a população brasileira já enfrentou grave crise energética e sabe o quanto é difícil viver sob o risco de apagões.

O Tribunal de Justiça de São Paulo, mais uma vez exercendo seu papel de agente indutor de boas práticas sociais, lança a campanha "Apague o desperdício!", com o objetivo de incentivar o consumo consciente de energia elétrica nos mais de 700 prédios do Judiciário espalhados pelo Estado. “O presidente do Tribunal, desembargador José Renato Nalini, é preocupado com a questão da sustentabilidade, já atuou na Câmara Reservada ao Meio Ambiente, conhece o tema e, desde o início de sua gestão, tem apoiado projetos que elevam a qualidade de vida de todos e beneficiam a natureza”, afirma o juiz assessor da Presidência do TJSP para a área de Patrimônio, Fernando Figueiredo Bartoletti.

A campanha prevê a distribuição de cartazes e adesivos nos edifícios; publicação diária de dicas de redução de consumo; orientação às administrações prediais para redução da iluminação quando possível e manutenção adequada das instalações elétricas para evitar gastos, entre outras. A veiculação das dicas começa nesta quinta-feira (12) em banners pela intranet. Na próxima semana, os administradores receberão material emergencial de divulgação (arquivos digitais dos cartazes) para impressão e fixação em locais estratégicos. Em alguns dias, também serão encaminhados adesivos e painéis para fomentar a participação.

Todos podem colaborar com ações muito simples. Por exemplo: aproveitar a iluminação natural e configurar métodos de economia de energia nos equipamentos de informática”, diz Bartoletti.

Essa é a segunda campanha do ano lançada pela Presidência do TJSP voltada para a economia de recursos naturais. Em janeiro, teve início um esforço conjunto de magistrados, servidores e até mesmo frequentadores dos prédios para a redução do uso de água em atenção à grave crise hídrica por que passa o Estado: o lema é “TJ unido pelo consumo consciente de água”. A campanha está em andamento, com medidas como instalação de anéis redutores de vazão nas torneiras e intensificação de vistorias para sanar eventuais vazamentos.

Os foros regionais de Itaquera e Pinheiros, na capital, são bons exemplos de como o esforço conjunto alcança resultados. O prédio de Itaquera adota medidas de contenção há um ano – intensificadas agora com a campanha – e alçou economia superior a 53% nas contas de água. Em Pinheiros, mesmo antes da atual crise hídrica, foram tomadas providências para utilização racional de água. Graças aos esforços, aliados à concessão de bônus na conta aos usuários que atingirem a meta estabelecida pelo Governo, o fórum diminuiu o gasto em quase 27%, entre março de 2014 e fevereiro de 2015, e economizou R$ 10,9 mil.

Temos recebido notícia de vários prédios do Estado que conseguiram economizar e é realmente muito gratificante saber que as pessoas aderiram à campanha. Precisamos da colaboração de todos. São mais de 55 mil pessoas trabalhando no Judiciário e esse esforço será de grande impacto”, conclui o juiz.


Leia também;




***********************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Mediador capacitado para a Resolução de Conflitos Coletivos envolvendo Políticas Públicas, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça - ENAM-MJ. Inscrito no cadastro de Conciliadores e Mediadores Judiciais do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos - NUPEMEC, do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental capacitado em Gestão de Recursos Hídricos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente. Inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região e no Conselho Regional de Administração de São Paulo. Graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da UNISANTOS. Corretor de Imóveis desde 1998, agraciado com Diploma Ético-Profissional pelo CRECI-SP, por exercer a profissão por mais de 15 anos sem qualquer mácula. Homenageado pela Associação Brasileira de Liderança - BRASLIDER, no Círculo Militar de São Paulo, com o Prêmio Excelência e Qualidade Brasil, na categoria Profissional do Ano 2014 - "Corretor de Imóveis/Perito em Avaliações - Consultor de Negócios Imobiliários, Turismo e Meio Ambiente". Inscrito no Cadastro Nacional de Avaliadores do COFECI. Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Especialista em Financiamento Imobiliário. Agente Intermediador de Negócios. Pesquisador. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - PROTESTE. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - URBAN GATEWAY. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.


Contato : (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 / E-mail : conciliador.marcelo.gil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Conciliador Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Conciliador/Mediador Marcelo Gil.

Per fas et nefas, Laus Deo !!!
(Por todos os meios, Deus seja louvado)


***********************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
***********************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    ResponderExcluir