terça-feira, 22 de julho de 2014

Fases de uma conciliação


Imagem meramente ilustrativa



De forma geral, uma conciliação obedece às seguintes fases principais:


Iniciação e ambientação

Recepção das partes de forma adequada, seguida de uma declaração de abertura do conciliador, na qual são apresentadas as informações principais de como funciona a conciliação, qual o papel do conciliador e o que se espera das partes e seus advogados (quando estiverem presentes).


Reunião de informações

Terminada a declaração de abertura do conciliador, passa-se a palavra para que as partes façam a sua narrativa. Nesse momento, o principal papel do conciliador é atuar de forma a garantir que as partes não se interrompam e possam interagir de forma produtiva.

É nesse momento, também, que o conciliador entra em contato com o que ocorreu e procura identificar as principais questões a serem resolvidas, os interesses que estão vinculados a essas questões e que as partes desejam ver satisfeitas, e os sentimentos que estão presentes e que podem ser reconhecidos para diminuir as resistências


Esclarecimento da controvérsia

Após a narrativa das partes, o conciliador faz um pequeno resumo do que escutou até então. Esse resumo permite que o conciliador estabeleça, com a anuência das partes, uma agenda de resolução das questões, ressaltando os interesses que podem ajudar a gerar opções de satisfação mútua, bem como a estratégia de atuação a partir daquele ponto.


Resolução das questões

Nessa fase, inicia-se a apresentação e o aperfeiçoamento das propostas. Com a ajuda do conciliador, as partes tentam negociar um resultado que seja minimamente satisfatório para ambos os lados.


Encerramento

É o momento em que o acordo é formalizado, com consequente encaminhamento para análise e homologação do juiz, ou é declarado o impasse, após as diversas tentativas de composição.


Fonte: ENAM - Ministério da Justiça.


Veja também ;





***********************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Mediador e Conciliador Judicial capacitado nos termos da Resolução nº 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, pela Universidade Católica de Santos. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, capacitado em Gestão de Recursos Hidrícos pelo Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais - PNC, do Ministério do Meio Ambiente, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos, com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Corretor de Imóveis desde 1998, inscrito no CRECI-SP e registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA. Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

Contato: (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : conciliador.marcelogil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i

No GOOGLE procure por Mediador Marcelo Gil.


***********************************************************************************************************************

Link desta postagem ;

             
***********************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    ResponderExcluir