terça-feira, 27 de maio de 2014

Conselho Nacional de Justiça inicia curso de Mediação de Família para mediadores do Distrito Federal


Imagem meramente ilustrativa



O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou, nesta segunda-feira (26/5), em Brasília/DF, o Curso de Mediação de Família para mediadores que atuam no Distrito Federal. A formação, que vai até quarta-feira (28/5), tem a participação de magistrados, servidores, professores e advogados e é uma das ações do Movimento pela Conciliação do CNJ. O objetivo principal do curso é gravar em vídeo o treinamento para que outros instrutores em mediação formados pelo CNJ possam melhor planejar seus treinamentos.

O papel do mediador de família é ajudar as partes em conflito a reduzirem os antagonismos e a agregarem a estabilização emocional. Por meio da mediação, busca-se também aumentar a satisfação das partes com os procedimentos jurídicos e seus resultados. Dessa forma, ela contribui para o aumento do índice de cumprimento das decisões judiciais”, afirmou o conselheiro Emmanoel Campelo, que coordena o Movimento pela Conciliação.

Todos os participantes cumpriram o pré-requisito de ter concluído o Curso Básico de Mediação do CNJ. Agora, eles aprendem como contribuir para a solução pacífica de conflitos envolvendo divórcio, pensão alimentícia, guarda dos filhos, entre outros assuntos familiares. “Nós estamos aqui para auxiliar os novos instrutores a prepararem seus cursos de mediação de família por meio desse material em vídeo que será disponibilizado (para instrutores) no YouTube. Nosso objetivo também é formar uma equipe de excelência para apoiar os Tribunais do Distrito Federal em Mediação de Família”, afirmou o conselheiro Emmanoel Campelo.

Entre os participantes do curso está a juíza aposentada do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) Wilde Maria Silva Justiniano Ribeiro. Ela era titular do 1º Juizado Especial Cível de Brasília, tendo se aposentado em agosto de 2013. Mesmo com toda a experiência, ela disse ter sentido necessidade de aprender sobre a mediação de conflitos para exercer uma atividade depois da aposentadoria.

Então eu fiz o curso básico de mediação em 2013 com o juiz André Gomma. Hoje eu atuo como voluntária, porque eu fiz o Curso Básico de Mediação, fiz outro de Justiça Restaurativa e agora faço este, de Mediação de Família. Então, com toda essa bagagem, eu me aposentei e me preparei para ter uma atividade que eu pudesse continuar servindo às pessoas e não ficar ociosa depois da aposentadoria”, relatou Wilde Maria.


Fonte: Conselho Nacional de Justiça.


Veja também ;





***********************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

Contato: (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : conciliador.marcelogil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i


***********************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

             
***********************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    ResponderExcluir