sábado, 26 de abril de 2014

Relatório de atividade do Banco de Portugal demonstra que 89% dos pedidos de mediação são relativos à reestruturação do crédito


Imagem meramente ilustrativa



“A reestruturação dos créditos de particulares, em Portugal, continuou a assumir importância preponderante nos processos de mediação, mantendo-se, em termos relativos, com um peso de 89%, ligeiramente superior ao observado nos processos iniciados em 2012”, refere o relatório anual de actividades do Mediador do Crédito publicado, esta quinta-feira, pelo Banco de Portugal.

O acesso ao crédito por parte dos particulares teve um peso “diminuto” no âmbito dos processos de mediação, tendo ascendido a 0,3% do total.

Outros assuntos, como os registos constantes do mapa de responsabilidades de crédito, a determinação e composição de dívidas, a alteração de “spreads” em operações de crédito ou o regime de crédito à habitação para portadores de deficiência, representaram 9% do total de processos de mediação.

“Merece ainda referência o facto de haver um número crescente de pedidos de mediação iniciados por fiadores, seja de créditos concedidos a particulares (frequentemente, fiadores de créditos à habitação), seja de créditos concedidos a empresas (nomeadamente, sociedades unipessoais ou de cariz familiar)”, acrescenta o Mediador do Crédito, segundo o qual os pedidos relacionados com a dação em pagamento também aumentaram.

As instituições de crédito mais direcionadas para os empréstimos ao consumo foram classificadas pelo Mediador do Crédito, como as intervenientes “mais representativas dos processos de mediação”. No caso da sucursal do Barclays Bank, “um número significativo de mediações está associado a reestruturação de dívidas associadas à utilização de cartões de crédito”.


Impacto dos regimes de incumprimento “difícil de quantificar”

O relatório desta entidade, liderada por Clara Machado, sublinha ainda a entrada em vigor dos regimes relativos ao incumprimento que ocorreu no ano passado, tendo sido “significativo o número de pedidos de intervenção do Mediador do Crédito respeitantes a créditos integrados no Procedimento Extrajudicial de Regularização de Situações de Incumprimento (PERSI), ou após a extinção deste procedimento, visando uma tentativa adicional de renegociação dos contratos de crédito”.

“O impacto deste diploma na actividade do Mediador do Crédito e, em particular, nos processos de mediação é ainda difícil de quantificar”, refere o documento. Por um lado, vários consumidores recorreram a esta entidade após extinção do PERSI, tendo sido possível efetuar de forma bem-sucedida uma nova tentativa de reestruturação dos créditos. Mas, por outro lado, admite-se que o PERSI tenha contribuído para a reestruturação de dívidas numa fase anterior ao eventual recurso ao Mediador do Crédito.


Mediador do Crédito - Relatório de Atividade de 2013

Mediador do Crédito - Portugal


Fonte: Banco de Portugal.


Veja também ;

ESPECIAL: Direitos dos pacientes com câncer.

História do Guarujá nos seus 120 anos de fundação.

Diário Oficial da União - Marco Civil da Internet no Brasil.


***********************************************************************************************************************

Marcelo Gil é Conciliador e Mediador Judicial capacitado pela Universidade Católica de Santos, nos termos da Resolução 125 de 2010, do Conselho Nacional de Justiça. Corretor de Imóveis desde 1998, registrado no Cadastro Nacional de Avaliadores do Cofeci. Especialista em Financiamento Imobiliário e Perito em Avaliações Imobiliárias com atuação no Poder Judiciário do Estado de São Paulo. Pós-graduando em Docência no Ensino Superior no Centro Universitário SENAC. Gestor Ambiental, inscrito no Conselho Regional de Química da IV Região, e no Conselho Regional de Administração de São Paulo, graduado pela Universidade Católica de Santos com Menção Honrosa na área ambiental, atribuída pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas - IPECI, pela construção e repercussão internacional do Blog Gestão Ambiental da Unisantos. Técnico em Turismo Internacional desde 1999. Pesquisador. Agente Intermediador de Negócios. Associado a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - ProTeste. Associado ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC. Membro da Academia Transdisciplinaria Internacional del Ambiente - ATINA; Membro da Estratégia Global Housing para o Ano 2025. Membro do Fórum Urbano Mundial - Urban Gateway. Membro da Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Membro do Grupo de Pesquisa 'Direito e Biodiversidade' da Universidade Católica de Santos. Membro da Rede de Educação Ambiental da Baixada Santista - REABS. Filiado a Fundação SOS Mata Atlântica e Colaborador do Greenpeace Brasil.

Contato: (11) 97175.2197, (13) 99747.1006, (15) 98120.4309 /// E-mail : conciliador.marcelogil@r7.com

Skype : marcelo.gil2000i /// Facebook : Corretor Marcelo Gil /// Twitter : marcelogil2000i


***********************************************************************************************************************

                                                              Link desta postagem ;

             
***********************************************************************************************************************

Um comentário:

  1. Conheça todos os tópicos publicados, acesse:

    www.arbitragem9307.blogspot.com

    ResponderExcluir